O que uma Pesquisa de 50 anos Descobriu sobre o Aprendizado do seu Bebê

Em 1971, cientistas do Instituto de Desenvolvimento Infantil Frank Porter Graham, nos Estados Unidos, lançaram as bases para uma pesquisa de 50 anos sobre o aprendizado infantil.

Eles queriam saber o quanto uma boa educação e os estímulos certos, desde cedo, poderiam tornar as crianças mais inteligentes.

Mas talvez eles não imaginassem o que iam descobrir 50 anos depois.

Olha só…

Desde essa época, foram avaliados 2 grupos de crianças.

  • Um recebeu cuidados extras de saúde, nutrição e serviços de apoio à família…
  • O outro, além disso tudo, recebeu também 5 anos de apoio educacional de alta qualidade. Começando bem cedo: quando tinham 6 semanas de idade.

Por volta de 40 anos depois, o estudo escaneou o cérebro desses bebês – agora, já adultos – com técnicas que nem existiam quando a pesquisa começou.

E o resultado foi espantoso…

Porque, pela primeira vez, foi possível comprovar que o estímulo desde cedo literalmente fez com que os cérebros dos voluntários ficassem maiores.

Isso mesmo…

Tanto o córtex quando as regiões relacionadas à linguagem tinham volume maior nas pessoas que receberam uma “super educação” até os 5 anos de idade, quando comparadas às que não receberam.

Por isso, os pesquisadores destacam a importância de uma boa educação desde cedo…

Afinal, o que nos transformou em humanos mais inteligentes ao longo dos milênios de evolução foi justamente o aumento do cérebro.

Outras dicas para que sua criança tenha uma mente brilhante

Além de começar cedo a aprender, pesquisas recentes têm mostrado detalhes até então desconhecidos que podem ajudar os pequenos.

Veja só:

Escrever à mão

Uma pesquisa de 2017 mostrou que o cérebro das crianças e adultos eram mais ativos quando eles escreviam por extenso, em comparação com a digitação em teclados.

Os pesquisadores acreditam que escrever à mão melhora o aprendizado e a memória.

Evitar o açúcar e cuidar da flora intestinal

Um estudo feito em animais pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo de açúcar nas idades iniciais pode afetar a memória e o aprendizado.

Além disso, esse consumo também prejudica a flora intestinal e aumenta bactérias nocivas para a função cognitiva.

Vitamina D para gestantes = bebês geniais

Em testes, a vitamina D mostrou ser capaz de melhorar o QI das crianças, quando obtida em níveis ótimos durante a gestação das mães.

Então, vamos ter atenção. O futuro das próximas gerações é responsabilidade dos adultos.

Devemos pensar nas pessoas de forma integral, pois mente e corpo estão integrados.

A Supersaúde de uma é a Supersaúde do outro. Pense nisso!

Referências bibliográficas:

  • Martha J. Farah, Saul Sternberg, Thomas A. Nichols, Jeffrey T. Duda, Terry Lohrenz, Yi Luo, Libbie Sonnier, Sharon L. Ramey, Read Montague, Craig T. Ramey. Randomized Manipulation of Early Cognitive Experience Impacts Adult Brain Structure. Journal of Cognitive Neuroscience, 2021; 33 (6): 1197 DOI: 10.1162/jocn_a_01709.
  • Eva Ose Askvik, F. R. (Ruud) van der Weel, Audrey L. H. van der Meer. The Importance of Cursive Handwriting Over Typewriting for Learning in the Classroom: A High-Density EEG Study of 12-Year-Old Children and Young Adults. Frontiers in Psychology, 2020; 11 DOI: 10.3389/fpsyg.2020.01810.
  • Melissa M Melough, Laura E Murphy, J Carolyn Graff, Karen J Derefinko, Kaja Z LeWinn, Nicole R Bush, Daniel A Enquobahrie, Christine T Loftus, Mehmet Kocak, Sheela Sathyanarayana, Frances A Tylavsky, Maternal Plasma 25-Hydroxyvitamin D during Gestation Is Positively Associated with Neurocognitive Development in Offspring at Age 4–6 Years, The Journal of Nutrition, , nxaa309.
  • Virginia Tech. “Scientists say active early learning shapes the adult brain.” ScienceDaily. ScienceDaily, 1 June 2021.
  • O Vilão Oculto que Está Prejudicando o Cérebro do seus Filhos!www.DrRondo.com
  • A Vitamina do Bebê Genialwww.DrRondo.com
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